top of page

Engajamento das Partes Interessadas

Atualizado: 2 de mai.



Segundo o Padrão de Desempenho 01 do IFC (PD 1, 2012, pág. 7 e 8) 

O engajamento das partes interessadas é a base para a formação de relações sólidas, construtivas e receptivas, essenciais para a gestão bem-sucedida dos impactos socioambientais de um projeto. O engajamento das partes interessadas é um processo contínuo que poderá envolver, em graus diversos, os seguintes elementos: análise e planejamento das partes interessadas, divulgação e disseminação de informações, consulta e participação, mecanismo de reclamação e relato contínuo às Comunidades Afetadas. A natureza, a frequência e o nível do esforço do engajamento das partes interessadas poderão variar consideravelmente e serão proporcionais aos riscos e impactos adversos do projeto e à fase de desenvolvimento do projeto. 


A Mira Energia compreende que a construção de relacionamentos sólidos demanda tempo e esforço, e, por isso, busca garantir uma interação constante com as partes interessadas ao longo de toda a vida de seus projetos. Evitando, assim, a disseminação de informações equivocadas e a permanência de dúvidas, questionamentos e reclamações acerca dos seus empreendimentos.


A Mira está comprometida em assegurar que todas as vozes sejam ouvidas e consideradas, promovendo uma abordagem transparente e inclusiva em suas atividades. 


Para isso, previamente ao início dos seus projetos, a empresa e sua equipe dedicaram tempo na identificação e priorização dos envolvidos, bem como na avaliação de seus interesses e preocupações. Isso incluiu a identificação de atores chave que representam a variedade de partes interessadas em cada projeto.


Reconhecendo que a informação é a primeira e a mais essencial etapa da comunicação, após o mapeamento inicial das partes interessadas, a Mira divulgou, de forma simples e acessível, informações sobre seus empreendimentos e início das obras para os seguintes projetos: UFV Paty dos Alferes, UFV Conservatória e UFV Amparo 01 e 02, localizadas no Estado do Rio de Janeiro, e UFV Lagoa Nova, UFV Aracatu 01 e 02 e UFV Acovifa 01 e 02, localizadas no Estado da Bahia.



Referências Bibliográficas

IFC. International Finance Corporation. Padrões de Desempenho sobre Sustentabilidade Socioambiental. Disponível em: < https://www.ifc.org/content/dam/ifc/doc/2010/2012-ifc-performance-standards-pt.pdf >. Acesso em abril de 2024.

Comments


bottom of page